Praias de Fortaleza

PRAIAS - A capital cearense tem atrações para todos os gostos. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores na hora do pôr d o sol. A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia - as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo e o pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

 

Iracema é a praia dos boêmios. Os festeiros da noite (tanto locais, como turistas brasileiros e estrangeiros) começam a se movimentar ao entardecer e festejam até a madrugada. Iracema concentra vários bares, restaurantes e boates.

 

Estátua de Iracema

 

 Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.A imagem de Iracema está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da índia na cidade.

   

Desde o entardecer, moradores locais e visitantes começam a rumar para Iracema, em busca das diversas opções de restaurantes e diversão noturna; as ruas de Iracema ficam tomadas até o amanhecer.

 

Centro Dragão do Mar

 

A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte... A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas.... A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda dois museus: o Memorial da Cultura Cearense, com obras de arte popular; e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com exposições temporárias de artistas locais, nacionais e estrangeiros.

São 30 mil metros quadrados de área à disposição da arte e cultura cearenses, habilitando o estado a se transformar num dos mais importantes pólos de difusão e produção cultural do país. Foi concebido dentro de um padrão de qualidade internacional, com orientação dos melhores profissionais das diferentes áreas: arquitetura, museologia, curadoria de arte, astronomia e light design.

  

Meireles é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada. 

Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. Tanto fortalezenses como turistas vêm ao Mucuripe para caminhar, para almoçar e jantar, para comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.

 Feirinha da Praia do Meireles - Náutico

 

A Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas. Está localizada no calçadão à beira-mar na Praia do Meireles. Um mercado muito bem organizado, que vende praticamente tudo o que você vai achar em suas andanças por aí. As barracas vendem uma imensa variedade de peças. Redes, quadros em madeira, pinturas, cerâmica, comidas e bebidas típicas, bijuterias, camisetas e outras peças de vestuário, brinquedos, pedras, etc.

  

Praia do Futuro 

Praia do Futuro 

Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional.

 

Por ser mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças).
Além das praias, outra atração da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucuripe, elas não se comparam em tamanho e infraestrutura às barracas da Praia do Futuro. 
As maiores barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

Alerta: Fora da área de praias e barracas, a Praia do Futuro não tem a mesma movimentação que as outras praias de Fortaleza.
O isolamento da Praia do Futuro é causado pela alta salinidade do mar nessa área. Os ventos trazem a maresia para o continente, provocando grande corrosão de partes metálicas de edifícios, equipamentos eletrônicos, etc. Isso, por um lado, afastou as construtoras da Praia do Futuro, e por outro lado obrigou as barracas a fazerem altos investimentos para atrair clientes.